Quem somos?
Somos uma comunidade inclusiva, oferecemos as mesmas oportunidades para todos os acolhidos sem discriminação. Aqui somos todos iguais, uma grande família em busca de recuperação, crescimento pessoal, profissional e ressignificação de hábitos e comportamentos disfuncionais. A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade. Tornando assim possível um recomeço de vida, tratando o indivíduo em todos os aspectos: físico, mental e espiritual.
A Comunidade Saber Viver considerou as características naturais, culturais e a base ambiental como identidade do seu programa de tratamento. Oferecemos um tratamento humanizado sem deixarmos de lado os aspectos clínico e psicológico dos nossos acolhidos. Vida, trabalho, estudo e lazer sempre contribuíram para uma melhor qualidade de vida urbana. Por esse motivo, a A Saber Viver oferece aos residentes possibilidades de qualificação.
​
​

Esse lugar é a realização de um sonho, sou grato a Deus, pois um dia também tive a oportunidade de ser tratado. Acreditaram em mim. Estou Limpo há 17 anos em recuperação Hoje tenho minha vida restaurada limpo sem vícios e posso ajudar meus irmãos.


_edited.jpg)
Marcos Alves
Presidente/Fundador
A Comunidade Terapêutica Saber Viver dispõe de uma ampla estrutura e um plano terapêutico humanizado. Nossa equipe multidisciplinar capacitada e habilitada na área da saúde mental tem atendido dependentes graves de álcool e outras drogas ao longo dos mais de 12 anos de acolhimento. Atendemos o público masculino com ou sem comorbidades, com algumas restrições ao grau de comprometimento estabilizadas e que não coloquem o acolhido em risco, nem a outros membros da equipe. Comprometimentos psiquiátricos graves não são elegíveis para esse modelo, que, diante desse quadro, não se beneficiam com as características terapêuticas das CTs.
​
Marcos Alves é um exemplo atuante, empresário do ramo automotivo entre outras ocupações profissionais, pai de família, em recuperação há dezesseis anos, após quatorze tentativas de tratamento em comunidades terapêuticas para libertar-se das drogas. Nasceu nele então o desejo de ajudar outros irmãos que encontravam-se aprisionados a adicção, encontrou na ajuda ao próximo a forma de libertar a si mesmo e os outros dessa doença que assola a sociedade e muitas famílias.
Desde então iniciou o projeto da Comunidade Terapêutica Saber Viver que acolhe e trata dependentes químicos há mais de 10 anos. Timidamente, com recursos próprios e sem subvenção de qualquer ajuda financeira governamental do estado ou sociedade. O foco era acolher e tratar quem batesse à porta.
​
A partir do ano de 2012 iniciava-se os esforços e dedicação para existir formalmente, buscando profissionais capacitados para atender às demandas e atender às legislações pertinentes no nosso segmento. Hoje, somos referência a nível Nacional e reconhecidos por um trabalho de transparência e responsabilidade social, um acolhimento humanizado e inclusivo dentre as necessidades e especificidades de cada indivíduo que chega na nossa comunidade.
​
Nos dedicamos diariamente a levar melhorias e crescimento para a nossa comunidade. Ao longo dos anos já foram atendidos mais de 9.447 acolhidos, totalizando o envolvimento familiar de aproximadamente 24.500 pessoas. Vínculos familiares restaurados em todos os aspectos, físico, mental e espiritual.